
Comissão também deve votar convocação de Zema e Leila Pereira
A CPMI do INSS deve votar em instantes a convocação de Lulinha, Jorge Messias e Daniel Vorcaro, dono do Banco Master. Essa é a última reunião da comissão em 2025.
Além do filho do presidente e do AGU indicado ao STF pelo petista, a comissão também deve decidir sobre a convocação de Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais, e de Leila Pereira, dona da Crefisa e presidente do Palmeiras.
O depoimento do empresário Américo Monte Júnior, investigado no núcleo identificado como “Golden Boys”, também está na pauta de hoje. Já o de Silas da Costa Vaz, da Conafer, foi cancelado, já que ele apresentou atestado médico e não comparecerá.
OS MOTIVOS DAS CONVOCAÇÕES
A convocação de Lulinha ocorre após indícios financeiros que ligam o filho de Lula a operadores do “roubo dos aposentados”. Também foi revelado nesta manhã que ele teria recebido mesada de R$ 300 mil do “Careca do INSS”, apontado como principal operador do esquema investigado pela CPMI.
Já Messias é convocado por omissão da AGU em alertas envolvendo Frei Chico, irmão de Lula e presidente de uma das entidades envolvidas no roubo.
Vorcaro, Zema e Leila Pereira poderão ser convocados em função das investigações sobre bancos que operam créditos consignados para aposentados. Parlamentares de esquerda querem que Zema explique seu vínculo com a “Financeira Zema”, enquanto Vorcaro e Pereira atuam em instituições que concedem consignados a aposentados, nova linha de investigação da CPMI.
