
Messias ignorou alerta da AGU sobre sindicato do irmão de Lula
A CPMI do “roubo dos aposentados” vota hoje (27), a partir das 9h, a convocação do advogado-geral da União (AGU), Jorge Messias, após revelações de que o indicado ao STF ignorou alertas internos da própria AGU sobre o Sindnapi-FS, entidade que tem Frei Chico, irmão de Lula (PT), como vice-presidente.
Parlamentares da oposição acusam Messias de “blindagem” e “omissão”. Só em setembro deste ano, a AGU pediu à Justiça o bloqueio de R$ 3 bilhões em bens de 12 entidades e três empresas investigadas por descontos ilegais no INSS, com o Sindnapi-FS na lista de alvos.
A ação, porém, chegou com 1 ano e 5 meses de atraso em relação a relatório interno de procuradores da AGU que já apontava o sindicato do irmão de Lula como um dos líderes em reclamações judiciais e recomendava a imediata suspensão dos convênios para conter as fraudes contra aposentados e pensionistas.
Na mesma sessão, a CPMI ouvirá o contador Mauro Palombo Concílio, responsável pela contabilidade de empresas que receberam dezenas de milhões de reais em repasses da Amar Brasil, entidade central nas investigações de desvios bilionários de benefícios do INSS.
