
Herdeiro do trono britânico, o príncipe William vai participar da reunião de líderes mundiais da COP-30 representando o pai, o rei Charles III. O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, ainda não confirmou presença no evento. A cúpula ocorrerá no dia 6 de novembro.
Em abril, William havia anunciado que visitaria o Rio de Janeiro em novembro para a cerimônia do Earthshot Prize, premiação dedicada à causa ambiental criada pelo príncipe. A prêmio distribuiu 1 milhão de libras esterlina, cerca de R$ 7,350 milhões, para cinco projetos dedicados à busca de soluções para alguns os mais urgentes e importantes desafios climáticos do mundo.
Representantes de 25 países pressionam governo para tirar COP30 de Belém; veja quais
Além dos cinco vencedores, o Earthshot Prize Rio selecionará 15 soluções ambientais inovadoras, que passarão por um programa de aceleração de um ano, recebendo mentoria, suporte técnico e acesso a uma rede internacional de investidores, filantropos e especialistas.
Participarão da premiação pessoas, empresas, organizações comunitárias, grupos indígenas e ONGs cujos projetos tenham impacto ambiental positivo. As categorias incluem natureza, ar, oceanos, gestão de resíduos e clima.
