
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, em entrevista à BBC News Internacional nesta quarta-feira (17), que nunca teve contato com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Segundo Lula, Trump “nunca quis conversar” com o Brasil e sequer respondeu a tentativas de aproximação diplomática.
“Eu nunca tive relação com o Trump, ele nunca quis conversar. Foi uma coisa taxada simplesmente de uma pessoa que não quer conversar, não quer dialogar. Não é comigo, não. É com ninguém”, declarou o presidente brasileiro.
A declaração ocorre em meio à repercussão de tarifas impostas pelos EUA ao Brasil, que, segundo Lula, foram anunciadas de forma unilateral, sem comunicação prévia ao governo brasileiro. “Eu fiquei sabendo pelos jornais aqui no Brasil. Nem o meu Ministério das Relações Exteriores recebeu [aviso]”, afirmou.
Apesar das críticas, Lula afirmou que o Brasil segue aberto a negociações com os Estados Unidos. “Quando eles quiserem conversar, o Brasil está pronto. E com o Trump, na hora que ele quiser, eu estou disposto a conversar.”
O presidente ressaltou ainda que manteve diálogo com outros líderes norte-americanos em mandatos anteriores, como George W. Bush, Barack Obama e Joe Biden, mas reiterou que Trump foi o único que não estabeleceu qualquer canal de comunicação com Brasília.Turismo em Brasília
Durante a entrevista, Lula frisou que, embora o Brasil esteja disposto a discutir relações comerciais e econômicas com os EUA, não aceitará colocar em pauta a soberania nacional ou a democracia brasileira.
“O que não tem negociação é a questão da soberania nacional. A nossa democracia e a nossa soberania não estão na mesa de negociação. Ela é nossa, é do povo brasileiro. E aqui mandamos nós”, disse o presidente.
