Offline
MENU
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/113401/slider/9f22fe65968d79b6f45efc1523e4c4aa.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/113401/slider/80a574611830c0240c40e4d3d91929b3.png
Aliado de Trump critica possível prisão de Bolsonaro e fala em “farsa política”
Por Silvio Cassiano - SiCa
Publicado em 19/09/2025 13:53
Últimas Notícias

  

O vice-secretário de Estado dos Estados Unidos, Christopher Landau, afirmou que a eventual prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) representaria uma escalada de um processo que ele classificou como uma “farsa política”. A declaração foi feita em reação à possibilidade, noticiada pela imprensa brasileira, de que Bolsonaro possa vir a cumprir pena no Presídio da Papuda, em Brasília, e não em regime domiciliar, como deve solicitar sua defesa.Turismo em Brasília

 

A declaração foi publicada nas redes sociais e repercutida oficialmente pela Embaixada dos EUA no Brasil nesta quinta-feira (18). Landau, que é ligado ao ex-presidente norte-americano Donald Trump, criticou duramente a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que condenou Bolsonaro a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado.

 

 

“Se esta reportagem estiver correta, apenas confirma que todo o processo ‘judicial’ em curso no Brasil é uma farsa política”, escreveu.

 

“Aqueles que alegam seguir o Estado de Direito não podem aumentar a punição de um réu criminal à luz da resposta de terceiros à sua decisão”, completou, em referência à pressão internacional após a sentença.

 

Segundo Landau, os Estados Unidos “responderão adequadamente” se Bolsonaro for preso, e não aceitarão o que chamou de “ameaças judiciais” como forma de intimidar aliados políticos. A declaração, embora sem mencionar medidas específicas, foi interpretada por diplomatas como sinal de possível pressão institucional futura, sobretudo se houver mudança de governo em Washington.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!