
Em ano pré-eleitoral, o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), tem motivos de sobra para comemorar. Segundo dados divulgados pelo instituto Paraná Pesquisas, Pimentel é hoje o prefeito mais bem avaliado entre os gestores de capitais brasileiras analisados neste segundo semestre de 2025. Com 80,5% de aprovação popular, ele supera nomes de peso como Eduardo Paes (PSD), no Rio de Janeiro, e Ricardo Nunes (MDB), em São Paulo.
A pesquisa, realizada no dia 12 de agosto, mostra que apenas 17,1% dos entrevistados desaprovam a atual gestão curitibana, enquanto 2,4% disseram não saber ou preferiram não opinar. Os números colocam Pimentel não apenas em posição confortável para um eventual projeto de reeleição, mas também em evidência nacional, fortalecendo seu nome dentro do próprio PSD.
Além de liderar o ranking, Pimentel se distancia do segundo colocado, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), que aparece com 79,7% de aprovação. Em terceiro, está o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), com 78%. Todos os três são nomes cotados para disputar reeleição em 2026, e os números podem ser determinantes na montagem de alianças e palanques regionais.
Na outra ponta do levantamento, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), é o que enfrenta a maior taxa de desaprovação (34,3%) entre os seis prefeitos avaliados, com 62,2% de aprovação. Ainda assim, Nunes aparece com margem suficiente para manter-se competitivo, especialmente em um cenário fragmentado de oposição.
