
Um ônibus movido a fezes humanas está conquistando as ruas de Barcelona, na Espanha, e já percorreu mais de 42 mil km desde que entrou em operação. O veículo utiliza biometano, gás obtido a partir da decomposição de resíduos orgânicos, transformando um dos subprodutos mais polêmicos da humanidade em energia limpa e renovável.
VEJA FOTOS: Porsche raro que estava abandonado em celeiro é vendido por R$ 3 milhões
O biometano é produzido a partir do lodo úmido resultante do tratamento de águas residuais da cidade. Segundo o jornal francês Le Monde, o projeto utiliza “dejetos humanos de mais de 1,5 milhão de moradores da cidade catalã”. Desde que começou, há cerca de 39 meses, o ônibus-piloto já conseguiu reduzir em mais de 85% a pegada de carbono e aumentar em 70% a eficiência energética obtida do biogás.
O projeto, batizado de LIFE NIMBUS, é uma parceria entre Cetaqua (centro de tecnologia hídrica), Aigües de Barcelona, Transports Metropolitans de Barcelona (TMB) e a Universitat Autònoma de Barcelona (UAB). O programa é um exemplo de mobilidade urbana sustentável e de economia circular, mostrando como resíduos antes descartados podem gerar energia limpa.
Primeiro ônibus movido a biometano chega a Goiânia; leia
O biogás usado no ônibus contém aproximadamente 65% de metano e 35% de CO₂. Ele passa pelo processo de power-to-gas, que combina o CO₂ com hidrogênio renovável, resultando em biometano de alta pureza, compatível com motores Euro VI sem necessidade de adaptações. Com isso, o ônibus Nimbus consegue percorrer cerca de 14 mil km por ano apenas com esse combustível, reduzindo em 80% ou mais as emissões de CO₂ em comparação com veículos tradicionais a diesel ou gás natural.
A iniciativa tem chamado atenção de cidadãos e especialistas. Em entrevista ao Le Monde, a aposentada catalã Rosa Maria Gay comentou: “Acho que é uma ideia fantástica. Já aproveitamos os dejetos dos animais, então por que não os nossos?”. Já a estudante de ciência da computação Alessandra Spano afirmou: “Contanto que seja energia renovável e não tenha mau cheiro, acho ótimo”.
Como é dirigir em Goiânia?; motorista de app viraliza com vídeo
Diante dos bons resultados do LIFE NIMBUS, foi lançado o projeto SEMPRE-BIO, com investimento superior a 11 milhões de euros, com o objetivo de ampliar a produção de biometano e abastecer mais linhas de ônibus na cidade. A meta é tornar o processo mais escalável e economicamente viável, atendendo à demanda crescente de transporte sustentável em Barcelona.
