Offline
MENU
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/113401/slider/9f22fe65968d79b6f45efc1523e4c4aa.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/113401/slider/80a574611830c0240c40e4d3d91929b3.png
Paraná e Curitiba lançam Bonde Urbano Digital, inovação inédita em mobilidade na América do Sul
Por Silvio Cassiano - SiCa
Publicado em 05/09/2025 14:15
Últimas Notícias

  

O Paraná e Curitiba deram um passo inédito na mobilidade urbana da América do Sul. O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) e o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), apresentaram oficialmente o Bonde Urbano Digital (BUD), tecnologia chinesa que alia inovação, sustentabilidade e baixo custo, e que será implantada inicialmente entre os municípios de Pinhais e Piraquara, na Região Metropolitana da capital paranaense.

 

Diferente dos VLTs (Veículos Leves sobre Trilhos) e ônibus elétricos convencionais, o BUD dispensa trilhos físicos e grandes obras de infraestrutura. Ele funciona sobre pneus de borracha no asfalto, guiado por um sistema de “trilhos virtuais”, sensores de alta precisão e marcações digitais, o que garante eficiência, segurança e implantação mais rápida e econômica.

 

 

O veículo tem 30 metros de comprimento, três eixos, capacidade para 280 passageiros, ar-condicionado e velocidade de até 70 km/h. A primeira linha terá 13 quilômetros, ligando os terminais de Pinhais e Piraquara, em um corredor por onde circulam cerca de 10 mil pessoas diariamente.

 

Movido por baterias de íons de lítio de 600 kWh, o BUD tem recarga ultrarrápida: em 30 segundos pode rodar até 5 km, e uma carga completa garante 40 km de operação. Além disso, já está preparado para, no futuro, utilizar hidrogênio como fonte de energia.

 

O custo de implantação é três vezes menor do que o de VLTs, com vida útil estimada em 30 anos — o dobro da de um ônibus biarticulado.

 

 

Ratinho Junior classificou o projeto como um “marco histórico para o Paraná”, destacando que o Estado se torna pioneiro na América do Sul ao adotar oficialmente o sistema. “Estamos preparando nossa Região Metropolitana com planejamento e tecnologia para garantir qualidade de vida, mobilidade e desenvolvimento”, afirmou.

 

O prefeito Eduardo Pimentel reforçou a importância da parceria entre Estado e município. “Curitiba sempre foi referência em transporte coletivo e inovação. Agora damos mais um salto para ampliar as opções de deslocamento e projetar nossa cidade no cenário internacional”, disse.

 

 

O projeto é conduzido pela Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep) e reforça a estratégia de consolidar o Estado como protagonista em soluções urbanas sustentáveis e inovadoras.

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!