Offline
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/113401/slider/9f22fe65968d79b6f45efc1523e4c4aa.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/113401/slider/80a574611830c0240c40e4d3d91929b3.png
URGENTE: EUA revogam vistos de Alexandre de Moraes e ministros do STF
Por Silvio Cassiano - SiCa
Publicado em 19/07/2025 08:28
Últimas Notícias

 

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, anunciou nesta sexta-feira (18) a revogação imediata dos vistos do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de seus familiares e de aliados da Corte. A medida foi divulgada por Rubio em suas redes sociais, em reação às decisões recentes de Moraes contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que incluíram o uso de tornozeleira eletrônica e restrições de comunicação e mobilidade.

 

Rubio acusou o magistrado brasileiro de conduzir uma “caça às bruxas política” contra Bolsonaro, em um processo que classificou como perseguição e censura. Segundo o secretário, as ações do STF configuram violações aos direitos básicos dos brasileiros e representam uma ameaça à liberdade de expressão que “ultrapassa as fronteiras do Brasil e atinge cidadãos americanos”.Viagens ao Brasil

 

 

“A administração [norte-americana] responsabilizará estrangeiros responsáveis por censura de expressão protegida nos Estados Unidos”, afirmou Rubio, em publicação oficial. “Ordenei a revogação dos vistos de Moraes e seus aliados na Corte, bem como de seus familiares próximos, com efeito imediato.”

 

A decisão norte-americana representa um agravamento sem precedentes nas relações diplomáticas com o Judiciário brasileiro e ecoa a retórica adotada por Donald Trump, que em postagens recentes acusou o governo Lula e o STF de perseguirem Bolsonaro por motivações políticas. As manifestações do presidente dos EUA foram citadas por Moraes como elementos que embasaram as novas medidas cautelares contra Bolsonaro, sob alegação de incitação contra a ordem democrática e o Poder Judiciário.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!