
A Executiva Nacional do PSDB aprovou de forma unânime que o partido comece oficialmente as discussões sobre o processo de fusão com o Podemos. O acerto ocorreu em reunião realizada nesta terça-feira (29).
Na ocasião, também houve a convocação de Convenção Nacional para o dia 5 de junho, que vai deliberar sobre o tema e sobre eventuais alterações no Estatuto do Partido necessárias à fusão. Em nota, o partido informou que, a partir de agora, as consultas serão ampliadas e as várias instâncias partidárias serão ouvidas.
“Avançaremos na busca de uma alternativa partidária que se coloque no centro democrático, longe dos extremos, e que permita ao país voltar a se desenvolver. PSDB e Podemos continuarão se reunindo nas próximas semanas para construir as convergências necessárias à consolidação de nossa união de estruturas e, principalmente, de propósitos”, diz trecho do texto.
O ex-governador de Goiás e presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, comentou a autorização. “Vamos criar um grande partido no centro democrático, para debater todos os principais assuntos que interessam aos brasileiros, longe dos extremos. Até o início de junho teremos uma nova configuração partidária”, declarou.
Também presente, o deputado federal Aécio Neves disse que o partido deu um passo importante para retomar o protagonismo no País. “Nova força política no centro democrático. PSDB volta mais forte do que nunca.”
Atualmente, o PSDB está federado ao Cidadania, que já disse não ter interesse em se manter unido. A federação segue até 2026.
