
Em carta aberta divulgada nesta terça-feira (29), o governador Ronaldo Caiado (UB), em recado direcionado aos filiados do Partido Progressistas (PP), reforçou seu compromisso em levar adiante a federação entre os pepistas e o União Brasil. Ele reforçou que o agrupamento que se tornará uma super-legenda partidária tem tudo para lançar uma pré-candidatura à presidência da República e lembra que seu nome já está à disposição.
A carta antecede a formalização oficial da Federação entre União Brasil e Progressistas, marcada para a tarde desta terça-feira (29), em solenidade na Câmara dos Deputados, em Brasília. Com 109 deputados federais e 14 senadores, a nova federação, batizada informalmente de União Progressista, se torna a maior força político-partidária do país.
Na mensagem, Caiado defende que a federação abre caminho para uma candidatura própria à presidência e sugere que o grupo adote uma postura de afastamento em relação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “É chegada a hora de colocarmos mãos à obra. Debater os próximos passos, pensar numa postura de afastamento do Governo Federal, um governo que, definitivamente, não consegue atender aos anseios do nosso povo”, escreveu.
A declaração é também um recado à ala do União Brasil mais próxima ao Planalto, representada por nomes como o ministro do Turismo, Celso Sabino, e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre.
A construção da aliança contou com a articulação de lideranças como o senador Ciro Nogueira (PP-PI), o presidente do União Brasil, Antônio Rueda, e o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, que teve papel decisivo no convencimento de Caiado.
Inicialmente contrário à federação, o governador goiano aceitou o projeto após garantir autonomia para tocar sua pré-candidatura à presidência, com a meta de alcançar 10% nas principais pesquisas eleitorais até o fim do primeiro quadrimestre de 2025. Caso não atinja esse patamar, terá a prerrogativa de indicar o nome do vice na chapa da federação. A carta representa, portanto, uma mudança de postura e sinaliza seu engajamento direto no projeto nacional.
Na carta, Caiado se posiciona como alternativa ao bolsonarismo e ao lulismo, apostando em um projeto conservador, liberal na economia e crítico à polarização. “Com humildade, coloco-me à disposição para ser uma alternativa que represente a mudança que tanto desejamos”, destaca o governador. “Com independência e determinação, construiremos uma plataforma sólida de mudança”, completou.
