
Com a popularidade em queda e cobranças crescentes por entregas concretas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prepara uma ofensiva política em duas frentes: uma nova rodada de viagens ao Nordeste, região onde ainda mantém força eleitoral, e um gesto de aproximação com a Câmara dos Deputados. A movimentação está prevista para ocorrer logo após o feriado de Tiradentes, neste fim de semana.
De acordo com informações do portal Metrópoles, a retomada das viagens será marcada por uma visita a Teresina (PI), onde Lula pretende anunciar investimentos em escolas de tempo integral e ações do novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). A ideia é emendar a ida ao Piauí com agendas em outros estados nordestinos, entre eles o Ceará, tentativa explícita de reforçar os laços em uma região considerada decisiva para o projeto político do petista.
Antes do giro nordestino, o presidente também vai se dedicar à articulação com o Congresso Nacional. Após o feriadão da Pascoa, emendado com Tiradentes, ele deve se reunir com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e líderes da Casa na semana seguinte ao feriado, em Brasília.
O formato será semelhante ao encontro realizado no início do mês com o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP) e aliados na Casa Alta do Congresso, realizado na residência oficial da presidência do Senado.
As reuniões, claro, fazem parte de uma estratégia mais ampla para tentar reduzir tensões com o Legislativo e recuperar tração política num momento em que o governo enfrenta resistências na base aliada.
