
Com críticas diretas à indefinição do ex-presidente Jair Bolsonaro e à paralisia do campo conservador, o deputado federal Otoni de Paula (MDB-RJ), ex-vice-líder do governo bolsonarista na Câmara, declarou que o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) é hoje o único nome capaz de representar a “direita raiz” nas eleições presidenciais de 2026. A fala foi feita na última sexta-feira (4), em entrevista exclusiva ao Mais Goiás, durante o lançamento da pré-candidatura do goiano em Salvador, na capital da Bahia.
“Se o bolsonarismo deseja uma direita verdadeira, ela é representada por Ronaldo Caiado. Ele nunca negociou seus valores. Deus, Pátria, Família e Liberdade não são um slogan para ele, são um estilo de vida política”, disse o parlamentar ao justificar sua presença no evento.
Apesar de reiterar o respeito ao ex-presidente Jair Bolsonaro, Otoni avaliou que o campo conservador está preso a uma ilusão eleitoral. Para ele, a insistência de Bolsonaro em se manter como nome central da direita, mesmo inelegível, impede que novas lideranças se consolidem. O parlamentar citou, além de Caiado, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
“Bolsonaro nos tornou reféns dele mesmo. Ele sabe que não será candidato, mas continua dizendo que é o plano A, B e C. Quem ganha com isso é o atual governo”, criticou.
O deputado também lamentou que o ex-presidente tenha, de acordo com ele, enfraquecido nomes como o de Tarcísio de Freitas, e rejeitou a ideia de uma candidatura de seus filhos. “Isso eu não quero. Eu quero mais para o meu país”, pontuou.
Com forte trânsito entre o eleitorado religioso e membro da bancada religiosa em Brasília, Otoni afirmou que será o palanque de Caiado no Rio de Janeiro e sugeriu que, se pudesse, o levaria para governar o estado. “Se fosse egoísta, pediria a ele para ser governador do Rio. Mas como quero mais, quero ele como presidente do Brasil”, disse.
Ao ser questionado sobre o maior desafio da pré-campanha, o parlamentar foi direto: tornar Caiado conhecido nacionalmente. “Hoje, ele é o pré-candidato menos conhecido do Brasil, mas isso significa que tem o maior potencial de crescimento. Quem conhecer Caiado, vai abraçá-lo”, finalizou.
