O influenciador digital Carlinhos Maia foi denunciado nesta quarta-feira (25) ao Ministério Público Federal (MPF) por transfobia contra a cantora Liniker. O caso ocorreu na noite de terça-feira (24), quando Carlinhos publicou um vídeo em sua conta no Instagram, que possui 34 milhões de seguidores, utilizando pronomes masculinos para se referir à artista. A denúncia foi feita por dois órgãos de defesa da comunidade LGBTQIA+ no Nordeste e confirmada por representantes à imprensa.
A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), órgão vinculado ao MPF, está analisando a denúncia e as provas apresentadas. Caso a queixa seja aceita, o influenciador poderá ser formalmente processado.
O caso aconteceu enquanto Carlinhos estava em uma viagem de Natal, acompanhado de amigos. No vídeo, ele disse: “Você foi para o show dele, dela, delu, dolu, de Liniker. Dele! Mas ele cantou como dela com Priscila Senna do Recife, vou botar a música, o que importa é a música.” Após a repercussão negativa, Carlinhos apagou o conteúdo.
Posteriormente, o influenciador se pronunciou sobre o assunto. Na rede social ele disse estar embriagado no momento e corrigindo o pronome de Liniker. Apesar disso, ele não pediu desculpas e proferiu ofensas à comunidade LGBTQIA+.
“Eu coloco as músicas da Liniker aqui no Instagram faz anos. Ontem, eu estava completamente embriagado. Eu tento estudar, mas sempre me atrapalho, sempre surge uma sigla nova. É o mundo falando mal de mim”, justificou Carlinhos. Ele completou: “Fica aqui não uma desculpa, por que não quero pedir desculpa, mas a Liniker é ela. Fica esse carinho aqui nela, vou continuar ouvindo, e a comunidade vá pra p** que p****, não preciso de vocês para nada”.