O governo federal não informou os custos da instalação da cascata na Granja do Torto, exibida pela primeira-dama Rosângela da Silva, conhecida como Janja, em um vídeo publicado no final de novembro. No registro compartilhado nas redes sociais, Janja chamou o momento de “domingo energizado” enquanto mostrava a nova queda d’água na residência de campo da Presidência.
A solicitação dos valores foi feita por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), após a Casa Civil se recusar a responder aos pedidos de veículos de imprensa. Na resposta oficial, o governo afirmou que a revitalização do espelho d’água e do recinto dos jabutis teve como objetivo restaurar as condições originais do espaço. O comunicado destacou que a queda d’água foi planejada para oxigenar a água, garantindo a sobrevivência dos peixes e a manutenção do microssistema ambiental.
No entanto, a resposta não incluiu o valor gasto na instalação da cascata.
Em março deste ano, o governo federal abriu uma licitação de R$ 20 milhões para reparos e obras emergenciais em imóveis ligados à Presidência da República. A lista inclui o Palácio do Planalto, o Palácio da Alvorada, a Granja do Torto, o Palácio do Jaburu e outros 80 imóveis funcionais.