Um veículo da comitiva do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Costa Macedo, foi alvo de um roubo na manhã desta quinta-feira (14), no Centro do Rio de Janeiro. O incidente ocorreu na Rua do Riachuelo, em frente ao Hotel Monte Alegre, onde o motorista contratado para o serviço aguardava um funcionário que participaria do evento U20, um encontro paralelo à Cúpula do G20.
Segundo a Polícia Militar, dois suspeitos armados em uma motocicleta abordaram o motorista e levaram o Toyota Corolla da comitiva, fugindo pela Rua Mem de Sá e acessando o Viaduto 31 de Março. Após uma operação policial, o veículo foi localizado no Complexo da Maré, na Zona Norte, e encaminhado para o 22º Batalhão de Polícia Militar. Não houve registro de feridos durante a ação.
Em entrevista coletiva, o ministro Márcio Macedo lamentou o ocorrido e esclareceu que não estava no veículo no momento do assalto. “Não foi comigo, não foi o meu carro, era um carro que tinha sido contratado pra equipe de apoio e que não tinha ninguém. Eu não estava no carro, não era o carro que eu estou usando, não tinha ninguém nosso no carro. Ele ia começar o serviço a ser prestado quando aconteceu o episódio (…) Lamentavelmente aconteceu”, declarou o ministro.
O roubo ocorre em um momento de reforço na segurança no Rio de Janeiro, devido à presença de líderes internacionais para a Cúpula do G20. Em razão do evento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou, por meio de decreto, o apoio de mais de oito mil militares das Forças Armadas na cidade, que permanecerão até 21 de novembro para garantir a segurança em um período de grande visibilidade e movimentação internacional.
A Polícia Militar informou que o policiamento na área central foi intensificado para prevenir novos incidentes, com patrulhas extras nas áreas de maior circulação e proximidade de eventos ligados ao G20.