O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), foi reconhecido pela revista Time como um dos 100 líderes climáticos mais influentes em negócios de 2024. A publicação, divulgada nesta terça-feira (12), destaca o papel de Haddad na promoção de políticas de finanças verdes e em iniciativas para transformar o Brasil em uma referência mundial em sustentabilidade ambiental.
Descrevendo Haddad como uma “força” por trás da ambição do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de posicionar o Brasil como líder climático global, a Time menciona ações importantes do Ministério da Fazenda, como a emissão de títulos soberanos sustentáveis.
A revista também destaca o avanço do debate sobre a criação de um mercado de carbono, em tramitação no Congresso Nacional, que pode colocar o Brasil na vanguarda das finanças climáticas. A regulamentação de um mercado de carbono possibilitaria ao país adotar mecanismos que valorizem economicamente práticas ambientais sustentáveis e ajudem a reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
A edição da Time sobre os líderes climáticos é encabeçada pelo presidente do Banco Mundial, Ajay Banga, que foi retratado na capa e é apontado como um “captador” de investimentos em transição energética no Sul Global. Em parceria com Banga e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, Haddad assinou recentemente um artigo destacando o projeto Fundo Florestas Tropicais para Sempre, lançado pelo governo brasileiro durante a COP28, nos Emirados Árabes. O fundo busca criar um mecanismo financeiro de recompensa para países que preservam suas florestas.