Goiânia bateu recorde de calor nesta sexta-feira (4/10). Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a capital registrou o dia mais quente do ano. A temperatura chegou aos 41,1 °C na capital e a umidade ficou em 11%.
Mesmo com esse calor, outras cidades também registraram temperaturas recorde. Inclusive, cinco municípios goianos estão na lista das mais quentes do Brasil. Veja a lista:
– Aragarças (GO): 42,4 ºC;
– Goiás (GO): 41,9 ºC;
– Paranã (TO): 41,7 ºC;
– Porangatu (GO): 41,5 ºC;
– São Miguel do Araguaia (GO): 41,4 ºC;
– Goiânia (GO): 41,1 ºC.
Calor
Segundo o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás, André Amorim, essas altas temperaturas são provenientes da onda de calor que atinge o estado de Goiás. “Nesse período temos um acréscimo de 2 a até 5 °C nas temperaturas. Essa onda pode perder a sua intensidade, mas o forte calor permanece”.
A previsão é que neste fim de semana o calor permaneça. Em Goiânia, a máxima pode chegar a 38 ºC neste sábado (5/10), com a umidade do ar variando entre 18 e 65%. No domingo, o cenário não deve mudar e os termômetros devem registrar a mesma temperatura.
Chuvas
A tendência é que esse calor só vai melhorar quando chover em Goiás. Sobre isso, André afirma que, a partir do dia 9 de outubro, podemos ter algumas alterações nas temperaturas por conta da chegada de uma frente fria. “Nos dias 9, 10, 11 e 12 de outubro temos a expectativa de chuvas que devem amenizar o calor. Teremos tempestades, granizo, rajadas de vento. No entanto, não será uma chuva que vai resolver tudo, pois o volume dela não deve ser muito alto”.