No dia 27 de setembro é comemorado o Dia Nacional de Doação de Órgãos. A data visa promover a conscientização sobre a importância da doação e os benefícios que ela traz. Para ampliar essa conscientização, a Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás (CGJGO), em parceria com o Colégio Notarial do Brasil – Seção Goiás (CNBGO), vai promover o “Dia D” nos dias 26 e 27 de setembro.
A abertura do evento acontece às 14h desta quinta-feira (26), no Auditório José Lenar de Melo Bandeira, onde uma série de palestras serão ministradas. As palestras vão contar com a participação da nefrologista e especialista em transplantes renais, Juliana de Oliveira Barbosa, e da gerente de transplantes da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás, Katiuscia Christiane Freitas, que discutiram os desafios e avanços na área da saúde relacionados à doação de órgãos. Além disso, José Carlos Bretas, um transplantado renal, compartilhará sua história.
Durante o evento, Hércules Alexandre da Costa Benício, representante do Colégio Notarial do Brasil, vai abordar a importância da Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO), uma ferramenta que facilita o processo de autorização para doação. Denyse Goulart, diretora-geral do Hemocentro, também participará, discutindo a relevância do cadastro de medula óssea e o papel do Hemocentro na captação de novos doadores.
Atendimento ao público
Na quinta-feira, as bancas de atendimento ao público estarão disponíveis no foyer do auditório. No dia seguinte, sexta-feira, 27, o atendimento será tanto no Auditório José Lenar quanto no Fórum Cível, das 12h às 18h.
Durante o “Dia D”, cartórios extrajudiciais fornecerão informações sobre a AEDO e auxiliarão na emissão gratuita das autorizações para doação.
Além das atividades em Goiânia, a campanha se estenderá para o interior do Estado. As Diretorias de Foro das Comarcas trabalharão em conjunto com os Cartórios para ampliar o alcance da importância da doação de órgãos. Também haverá transmissão das palestras para servidores e cartórios nas regiões interioranas.
Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos
A Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO) é um marco na facilitação da doação no Brasil. Regulamentada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por meio do Provimento nº 164/2024, essa ferramenta permite que o interessado preencha um formulário diretamente no sistema e-Notariado. Após isso, um tabelião agendará uma videoconferência para coletar a manifestação de vontade do interessado. A AEDO é gratuita e pode ser consultada pelos responsáveis do Sistema Nacional de Transplantes.