O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, utilizou suas redes sociais para demonstrar solidariedade ao colega Alexandre de Moraes, alvo de protestos na Avenida Paulista, em São Paulo, durante as celebrações do 7 de Setembro. Dino elogiou a “coragem e independência” de Moraes para fazer o que é certo, pontuando ‘a importância de defender uma Pátria Justa e Democrática, conforme os preceitos constitucionais’.
“Defender uma Pátria Justa e Democrática, nos termos da Constituição, é o trabalho a que me dedico no Supremo, onde aprendo com mestres e amigos a exemplo de Alexandre de Moraes”, escreveu Dino.
A publicação aconteceu enquanto Alexandre de Moraes participava de uma cerimônia cívico-militar em Brasília, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de ministros do governo, do presidente do Congresso Nacional e de Luís Roberto Barroso, presidente do STF. Em São Paulo, manifestantes liderados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e o pastor Silas Malafaia, protestaram contra as decisões de Moraes. O ato também contou com a presença do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e outras figuras políticas.
O protesto na Avenida Paulista levantou questões sobre o equilíbrio entre o direito à manifestação e o respeito às instituições democráticas. Embora a liberdade de expressão seja garantida pela Constituição, o direcionamento de críticas intensas ao Judiciário, especialmente em atos promovidos por líderes políticos, pode suscitar debates sobre os limites desse direito e o impacto das manifestações no fortalecimento ou enfraquecimento das instituições.