A secretária-executiva do Ministério dos Direitos Humanos, Rita Cristina de Oliveira, pediu sua exoneração do cargo na noite desta sexta-feira (6/9), após a demissão do ministro Silvio Almeida, anunciada pelo presidente Lula. A decisão de Rita, que era a principal candidata para assumir interinamente o comando da pasta, frustrou as expectativas de integrantes do governo.
“Já pedi pra publicarem minha exoneração junto com a do ministro”, confirmou Rita. A número 2 de Silvio Almeida no Ministério dos Direitos Humanos é formada em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) e possui especialização em Direito Público. Atualmente, é mestranda em Direitos Humanos e Democracia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Com uma trajetória destacada tanto no setor público quanto no privado, Rita desempenhava um papel relevante na Secretaria-Executiva do ministério. Antes de ingressar no governo, ela atuou como advogada e orientadora de prática jurídica, além de trabalhar com adolescentes em situação de vulnerabilidade na Vara da Infância e Juventude. Em 2013, foi aprovada no concurso da Defensoria Pública da União.