A semana será marcada pela entrada de frente fria em Goiás. Com isso haverá queda nas temperaturas? Nem tanto. O prognóstico do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) aponta que a redução será da temperatura máxima e formação de áreas de instabilidade.
O gerente do Cimehgo, André Amorim, aponta que a frente fria traz consigo áreas de instabilidade, em Goiás, sobretudo na quinta-feira (18). Ele salienta que não haverá queda brusca de temperatura, apenas ligeira diminuição na temperatura máxima.
Frente fria vem com diminuição das chuvas
Como já observado no final de semana, a tendência é que o clima fique mais estável em abril. Ou seja, dados mostram que há movimento de diminuição nas chuvas dentro do estado de Goiás ao longo do mês.
“Essa diminuição das chuvas é normal para o período. Estamos em abril, que tem essas características de transição. Ou seja, caminhamos para o período de estiagem. Em maio já fica mais característico esse período”, explica o gerente do Cimehgo.
Chuvas
Apesar da tendência geral de diminuição de chuvas, há previsão de pancadas de chuvas em áreas isoladas, nesta segunda-feira (15/4) e para quinta-feira (18/4).
O Cimehgo publicou aviso de risco potencial para possibilidade de chuvas intensas com destaque na região Sudoeste do estado (20 a 30 mm/h ou 40 mm/dia), que podem vir acompanhadas de rajadas de vento (acima de 40 km/h) e raios.
Na quinta-feira, o avanço da frente fria possibilita pancadas de chuva. No entanto, o tempo deve ficar mais estável no final de semana.