Começou oficialmente, nesta quarta-feira (20), o outono no Brasil. O período se estende até 21 de junho. Conhecido por ser um período de transição, ou seja, mudanças das temperaturas quentes do verão para o clima mais frio registrado no inverno, em Goiás, o calor deve continuar, segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo).
“O pessoal pergunta: e o frio? Não estamos esperando temperaturas muito baixas. A expectativa é que elas fiquem acima da média. Pode ser que, uma semana ou outra durante o outono, tenhamos a entrada de uma massa de ar polar para derrubar um pouco a temperatura, mas, a princípio, o calor vai nos acompanhar por um bom tempo,” disse André Amorim, gerente do Cimehgo, ao Mais Goiás.
Ainda segundo Amorim, as chuvas que estão acontecendo devem continuar até o final deste mês, mas em abril elas começam a se despedir. “Em meados do meio de abril, essas chuvas começam a se despedir para adentrar o mês de maio com o período seco, que se estende até meados de outubro,” explica André.
Os efeitos do El Niño, influenciado pelas águas aquecidas do Oceano Atlântico, vão fazer com que o País tenha um outono de mais calor e tempo seco do que o registrado no ano passado.
De acordo com o Inmet, para as regiões Centro-Oeste e Sudeste, que estavam sob a influência de uma bolha de calor, são esperadas pancadas de chuvas, especialmente no Mato Grosso, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Em outras áreas dessas regiões, os acumulados de chuva tendem a ser menores.
Características do outono
Diferente de outras estações, o outono chega com algumas caracterísiticas específicas como:
Dias mais curtos e as noites mais longas (devido à redução da luz solar diária);
Queda gradativa da temperatura ao longo da estação;
Maior incidência de ventos;
Chance de registro de nevoeiros pela manhã;
Redução das chuvas no interior do País;
Diminuição da umidade do ar.