Na manhã desta terça-feira (19), uma grande operação da Polícia Federal (PF) foi deflagrada visando desarticular atividades criminosas ligadas à facção carioca Comando Vermelho (CV). Na ação estão 18 mandados de busca e apreensão e 17 de prisão temporária, mirando suspeitos envolvidos com o tráfico interestadual de drogas e a venda ilegal de armas.
Cerca de 150 agentes da PF foram mobilizados em uma operação que abrange as cidades de Vitória (ES), Governador Valadares (MG) e São Paulo (SP), em um esforço coordenado para cortar as raízes de uma rede criminosa que se estende por esses estados.
A investigação que culminou nesta operação teve início em julho de 2023, quando um homem de 30 anos foi preso em flagrante pela Polícia Federal. Ele foi interceptado ao desembarcar de um ônibus vindo do Rio de Janeiro, portando uma quantidade significativa de drogas e armamento: dois tabletes de maconha, 20 tabletes de pasta base de cocaína, além de uma pistola calibre .380, um carregador para pistola calibre .40 e 57 munições do mesmo calibre.
As diligências subsequentes revelaram um esquema robusto de tráfico de drogas e comércio ilegal de armas, operando principalmente entre o Rio de Janeiro, o Espírito Santo e Minas Gerais. Aqueles identificados como integrantes dessa rede criminosa enfrentarão a justiça sob acusações de tráfico e associação ao tráfico de drogas — crimes cujas penas, se somadas, podem alcançar até 25 anos de reclusão. Além disso, o comércio ilegal de arma de fogo, com uma pena máxima de 12 anos, está na lista de acusações.