O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro determinou que a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) deve compensar financeiramente a família de Leila Diniz por utilizar indevidamente a imagem da ativista. A decisão estabelece uma indenização de 30 mil reais à filha de Leila, Janaina Diniz Guerra, por uso não autorizado da fotografia de Diniz em um contexto político-partidário. Regina Duarte, envolvida em um caso similar pelo mesmo uso da imagem, também foi condenada ao pagamento de 30 mil reais.
O episódio em questão remonta a fevereiro do ano anterior, quando Michelle Bolsonaro compartilhou uma imagem de Diniz participando de um protesto em 1968, em meio ao regime militar. A postagem, visando celebrar a conquista do voto feminino, foi alterada para incluir o rosto de Michelle junto à imagem histórica, levando Janaina a solicitar a remoção do conteúdo e pedir indenização de 52,8 mil reais.
A juíza Ingrid Charpinel Reis, ao proferir a sentença, enfatizou o simbolismo da fotografia original e a incongruência de seu uso em propaganda política. “Fica evidente, por meio da fotografia em questão, que Leila Diniz tinha como fundamento de sua personalidade e honra a luta em defesa da Democracia… O uso político, não autorizado, da imagem de minha mãe respaldando a pré-campanha de Michelle Bolsonaro é uma imensurável ofensa a tudo que minha mãe representou e ainda representa”, reforçou Janaina.