Offline
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/113401/slider/9f22fe65968d79b6f45efc1523e4c4aa.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/113401/slider/80a574611830c0240c40e4d3d91929b3.png
Enem 2023: veja data da prova, local, horário, dicas e outros detalhes do exame
EDUCAÇÃO
Publicado em 04/11/2023

Neste primeiro domingo (5), os portões para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). A prova começa às 13h30 e o encerramento será às 19h. Mais de 3,9 milhões de pessoas são esperadas nos locais de prova espalhados pelo Brasil. Os alunos resolverão questões de Língua Portuguesa, Ciências Humanas, língua estrangeira escolhida (inglês ou espanhol); além de redação.

 

Veja mais detalhes do exame:

 

Onde posso ver meu local de prova?

O local de prova de todos os participantes está informado no Cartão de Confirmação da Inscrição, disponibilizado no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na página do participante. Consulte logo neste sábado (4) e veja quanto tempo leva da sua casa até lá. Apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda levar o cartão nos dias de exame.

 

PUBLICIDADE

 

Qual é o bicho-papão da redação?

Na temida redação, o quesito que mais tira pontos dos brasileiros na prova do Enem é a competência 5, que exige que o candidato apresente um argumento para o tema escolhido. Diferentemente de outros momentos em que o estudante também terá que usar todo seu poder de argumentação, nesse item de correção — chamado de “proposta de intervenção” —, ele deverá chegar no fim do texto com uma solução para o problema apresentado, ou seja, uma conclusão. Veja dicas dadas por professores e especialistas ao GLOBO.

 

Ao todo, são cinco os itens considerados na correção: 1) domínio da escrita formal da Língua Portuguesa; 2) compreender o tema e não fugir da proposta da redação; 3) organização das ideias; 4) coesão e coerência; e 5) proposta de intervenção. Cada uma delas vale 200 pontos. O resultado máximo é 1.000 — que, em 2022, só foi atingido por 32 pessoas.

 

O ideal, segundo professores, é planejar a chegada ao local de prova ao meio-dia. O candidato pode assim escolher o lugar mais confortável na sala, de acordo com a sua preferência. Neste ano, o Enem surpreendeu muitos candidatos com endereços de prova distantes. Portanto, é crucial prestar atenção e chegar ao local de aplicação com tempo de sobra para evitar imprevistos e possíveis atrasos.

 

Quais documentos devo apresentar?

Para acessar a sala de aplicação, é obrigatória a apresentação da via original de documento de identificação oficial com foto. Segundo o Inep, também serão aceitos documentos digitais como e-Título, CNH digital e RG digital, apresentados nos aplicativos oficiais, não sendo aceitas capturas de tela.

 

O candidato impossibilitado de apresentar a via original do documento de identificação com foto nos dias do exame por conta de extravio, perda, furto ou roubo poderá realizar as provas, desde que apresente boletim de ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro dia.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!