Offline
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/113401/slider/9f22fe65968d79b6f45efc1523e4c4aa.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/113401/slider/80a574611830c0240c40e4d3d91929b3.png
União Europeia rebate crítica de Lula e diz que 'não é verdade' que ajuda à Ucrânia está prolongando a guerra
Últimas Notícias
Publicado em 17/04/2023

A União Europeia (UE) respondeu nesta segunda-feira às declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a guerra na Ucrânia, na qual o chefe de Estado brasileiro responsabilizou tanto Moscou quanto Kiev pela invasão. Lula também culpou as potências ocidentais, como os Estados Unidos e a UE, pelo prolongamento do conflito.

 

Peter Stano, porta-voz principal para Assuntos Externos da UE, salientou que a Rússia é a “única responsável” pela guerra no Leste Europeu, a maior no continente desde a Segunda Guerra Mundial.

 

— O fato número é que a Rússia – e somente a Rússia – é responsável. Ela gerou provocações e agressões ilegítimas contra a Ucrânia. Não há questionamentos sobre quem é o agressor e quem é a vítima — afirmou.

 

 

Stano ainda rebateu as críticas do mandatário brasileiro sobre o apoio do Ocidente a Kiev.

 

— Os Estados Unidos e a União Europeia trabalham juntos, como parceiros de uma ajuda internacional. Estamos ajudando a Ucrânia em exercícios para legítima defesa — disse, lembrando que o Brasil é um dos 143 países que condenaram a invasão ao território ucraniano na ONU. — Não é verdade que os EUA e UE estão ajudando a prolongar o conflito. Nós oferecemos inúmeras possibilidade à Rússia de um acordo de negociação em termos civilizados.

 

No domingo, o presidente Lula voltou a dizer que a Ucrânia também foi responsável pela decisão de entrar em guerra com a Rússia. A declaração aconteceu momentos antes de encerrar a visita a Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, última escalada da viagem à Ásia que teve como destino principal a China.

Francisco Costa

Francisco Costa

Goiânia, GO

Comentários
Comentário enviado com sucesso!