Verdadeiro clima de pânico se instalou entre pais de alunos e comunidade escolar de modo geral depois dos últimos ataques a estudantes verificados em Goiás. Com a pressão, governos federal, estadual e municipais, no estado, foram obrigados a tomar medidas de prevenção.
O governador Ronaldo Caiado determinou a compra de detectores de metal para as escolas, reforço na ronda escolar e revista de mochilas de estudantes, além de querer responsabilizar pais e redes sociais pelos crimes eventualmente cometidos.
Ele Senador Canedo, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana (SSPMU), Polícia Civil e Militar e Conselho Tutelar, vai promover ações para reforçar a segurança nas escolas. Em um primeiro momento, as equipes vão realizar rondas periódicas dos agentes nos estabelecimentos. Além disso, as instituições adotaram protocolos especiais para liberar a entrada e saída dos alunos, professores, profissionais da educação e visitantes.
Também haverá a instalação de botões de pânico nas instituições.
Arma de fogo e munições são apreendidas durante investigação de ameaça de ataque a colégio de Edéia
Em Campos Verdes, o prefeito Haroldo Naves (MDB) vai comprar detectores de metal e aumentar o efetivo da guarda municipal para reforçar a vigilância nas escolas.
O prefeito de Minaçu, Carlos Alberto Lereia, fez reunião com a comunidade escolar e forças de segurança e de vodu elaborar um plano de ação da prefeitura em conjunto com a Polícia Militar e a Secretaria de Educação e Cultura, contando com a participação dos vereadores e representantes da população.
No geral, mais de 70 prefeituras já anunciaram ações para prevenir possíveis ataques.
João Bosco Bittencourt
Goiânia, GO