Na novela Pantanal, Renato (Gabriel Santana) vai mostrar que é sangue ruim e promete vingança. Inconformado com a morte de Tenório (Murilo Benício) o jovem garante que vai acabar com a vida do responsável. Embora ainda não saiba que Alcides (Juliano Cazarré) acabou com a vida do vilão, o jovem garante que descobre toda a verdade e levará para a morte quem fez aquilo.
Em cenas mais recentes exibidos na novela Pantanal. Renato já descobriu novas falcatruas do pai, como a atuação dele no Sarandi, e aconselha o fazendeiro a esquecer a ideia de matar a família do rival. Enquanto isso, o vilão sequestrou Alcides e Bruaca (Isabel Teixeira), estuprou o peão e causou o terror. Só que a vítima se juntou a Zaquieu (Silvero Pereira) e eles se prepararam para acabar com a raça do fazendeiro.
Após uma sequência de verdadeira guerra, em que o ex-mordomo chega a levar um tiro e Tenório morre pelas mãos de Alcides, além de ser levado para as águas por uma sucuri, é hora de falar para todos.
Bruaca pede que José Leôncio (Marcos Palmeira) conte para a filha o que aconteceu e o ricaço faz o anúncio. Todos acham estranha a história, mas optam por acreditar, menos Renato, que fica fora de si.
Ainda que não tenha ideia quem fez aquilo, ele tem certeza que o pai foi assassinado e garante que não vai aceitar calado. A justificativa do novinho do mal faz até com que Marcelo (Lucas Leto) se irrite com o irmão e os dois briguem porque o mais velho quer que ele esqueça aquela vingança. Mas Renato garante: vai matar a tiros quem acabou com a vida do pai.
Ele até consegue descobrir e chega a render Zaquieu, deixando o mordomo na mira de sua arma, mas matar não é tarefa fácil, ainda mais naquela região.
No momento em que o moço está prestes a atirar, Juma (Alanis Guillen) aparece e arranca a arma de Renato, o expulsando da fazenda a pontapés e na base das ameaças.