]
O Universidade para Todos ( Prouni ) encerra nesta quarta-feira (28) como duas inscrições na lista de espera para candidatos que não foram pré-selecionados em nenhuma das chamadas programa. Para se inscrever na lista, é preciso acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Ministério da Educação ( MEC ).
O resultado da lista de espera será divulgado no dia 3 de outubro. Os selecionados nesta fase precisarão verificar suas informações de 3 a 7 de outubro.
O Prouni concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de formação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privada. “O Programa conta com um sistema de seleção informatizado e impessoal, que confere transparência e segurança ao processo”, informa o ministério.
O que é o ProUni
O ProUni é o programa que oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em particulares de educação superior. Nesta edição, mais de 190 mil bolsas serão ofertadas.
É preciso que o candidato tenha as edições de 2021 ou de 2020, ou ambas, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e tenha Ensino Médio, no mínimo, 450 pontos de média das notas e não tenha tirado zero na redação. Outra exigência é a de não ter participado do Enem na condição de treineiro. Será considerada a edição do Enem com a melhor média de notas.
Para ter acesso à bolsa integral, o estudante deve controlar renda familiar bruta mensal de até 1, 5 salário mínimo por pessoa. Para uma bolsa familiar bruta mensal deve ser de até três vezes mais acessível por pessoa, parcialmente a uma renda mensal.
O público-alvo do programa é o estudante sem diploma de nível superior. Professores da rede pública de ensino também podem disputar uma bolsa exclusiva para os cursos de licenciatura e pedagogia, programação à formação do magistério básico. Nesse caso, não se aplica o limite de renda dos demais candidatos.