Hoje, dia 10/05, Mercúrio ficará retrógrado. Mas o que é esse tal processo de retrogradação e como essa posição planetária pode afetar nossas vidas?
Para a Astrologia, Mercúrio é o planeta regente dos signos de Gêmeos e de Virgem e é responsável pela mente, comunicação, organização, comércio e contratos. Ou seja, pelas trocas fundamentais do cotidiano, especialmente numa sociedade complexa como a nossa. Dessa forma, o processo de retrogradação de Mercúrio sempre desperta um certo receio nas pessoas que acompanham a Astrologia, por ser um momento que exige prudência.
Consideramos que um planeta entrou em retrogradação quando se tem a percepção – a partir da observação da Terra – de que ele está em um curso decrescente, ou seja, temos a sensação de que ele está “andando para trás”. Portanto, se o planeta das comunicações retroage, as coisas que ele rege também são afetadas negativamente.
Um exemplo prático desse impacto foi a crise das redes sociais em 04 de outubro de 2021. Naquela data em que a comunicação mundial sofreu um apagão generalizado, Mercúrio estava sob a força do movimento retrógrado, e não foi a primeira vez que um problema semelhante aconteceu. A queda de grandes empresas e aplicativos de comunicação em momentos de Mercúrio Retrógrado é bastante comum, como o próprio Whatsapp, que “caiu” na retrogradação de 2019 e 2020. Porém, em 2021, esse fenômeno ficou mais nítido pela demora de retorno e pela quantidade de pessoas afetadas.
No dia, o Whatsapp e toda rede de Mark Zuckerberg ficaram fora do ar, sobrecarregando as outras redes, que também não se sustentaram. Isso gerou um certo pânico, medo de um ataque terrorista global e afetou o mercado mundial. No Brasil, por exemplo, onde 70% dos pequenos e microempresários usam o aplicativo de mensagem como ferramenta de gestão dos seus negócios, houve grandes prejuízos econômicos.
Contudo, devemos lembrar que o período de retrogradação de Mercúrio não necessariamente é um momento trágico, mas sempre pede um pouco mais de atenção. Vale destacar que a Astrologia é um conhecimento que visa a prevenção e busca gerar orientação. Portanto, fiquemos atentos às datas e tomemos certos cuidados preventivos no período para, assim, evitar transtornos e confusões.
Nesse ciclo, é bom que se tenha um plano B em relação à comunicação. Se preciso, explique com o máximo de detalhes se for informar algo. Evite assinar contratos, mas se não for viável, faça uma revisão detalhada das cláusulas. Tente não começar coisas novas, implementar projetos ou realizar eventos. Tenha cuidado e atenção redobrada com tudo que se relacionar à comunicação, comércio, vendas, contratos e diálogos familiares, especialmente se tocar em temas mais tensos.
Mas apesar de trazer algumas tensões, esse período pode ser bom para retomar conversas que não ficaram bem resolvidas, revisar textos já escritos, retornar a assuntos afetivos mal resolvidos, coletar informações e elaborar projetos para serem aplicados após o fim da retrogradação.
Em resumo, esse Mercúrio pede cuidado, mas não demanda que fiquemos amedrontados ou ansiosos, pois é um fenômeno comum na Astrologia, que geralmente acontece três vezes por ano (neste ano acontecerá um a mais). Apesar de pedir certa cautela, esse período permite também que revisitemos assuntos inacabados e fechemos ciclos para nosso crescimento pessoal e emocional.
Datas de Mercúrio retrógrado em 2022
– 10 de maio às 08h47min a 03 de junho às 05h00min
– 10 de setembro às 00h38min a 02 de outubro às 06h07min
– 29 de dezembro às 06h31min a 18 de janeiro de 2023