Offline
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/113401/slider/9f22fe65968d79b6f45efc1523e4c4aa.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/113401/slider/80a574611830c0240c40e4d3d91929b3.png
Sidney Poitier, de ‘Advinhe Quem Vem Para o Jantar’, morre aos 94 anos.
Famosos
Publicado em 07/01/2022

Ator foi o primeiro homem preto a ganhar um Oscar de atuação, em 1964 pelo filme "Uma Voz nas Sombras"

 

Sidney Poitier, cuja dignidade e auto-afirmação inaugurou uma nova era na representação de afro-americanos nos filmes de Hollywood enquanto o movimento pelos direitos civis estava refazendo a América, morreu aos 94 anos, confirmou um porta-voz do primeiro-ministro das Bahamas à Variety.

 

Poitier foi indicado ao Oscar de Melhor Ator pelo filme de 1958 “The Defiant Ones”, uma estreia para um artista não branco nessa categoria. Um precursor do filme camarada biracial, “The Defiant Ones” ofereceu um olhar poderoso sobre o racismo, juntando Poitier com Tony Curtis como presidiários fugitivos algemados juntos.

 

Em 1964, o ano em que Martin Luther King ganhou o Prêmio Nobel e o Congresso aprovou a Lei dos Direitos Civis, Poitier ganhou o prêmio de Melhor Ator pelo filme de 1963, “Uma Voz nas Sombras”, marcando outra estreia. “Lilies” foi um pequeno filme que se tornou um grande sucesso, no qual Poitier interpreta um faz-tudo que ajuda a construir uma capela para freiras que falam alemão. Levaria 38 anos até que outro ator preto ganhasse nessa categoria.

 

Durante a maior parte de sua carreira de cinco décadas, Poitier foi uma estrela de cinema – a primeira estrela preta de Hollywood. Bonito, inteligente, confiante, até nobre, Poitier também fumegava com uma raiva mal contida. Mas a restrição disciplinada de Poitier provocou seus críticos mais militantes à medida que sua carreira crescia.

 

Em 1967, Poitier estrelou três filmes de sucesso: “No Calor da Noite”, que ganhou o prêmio de Melhor Filme, “Ao Mestre Com Carinho” e “Adivinhe Quem Vem Para o Jantar”, Também nomeado para Melhor Filme. Ele se tornou a estrela de maior bilheteria naquele ano.

 

O lado raivoso do ator emergiu nitidamente em “No Calor da Noite”, um de seus melhores papéis. Ele interpretou Virgil Tibbs, um detetive de homicídios da Filadélfia acusado de assassinato em uma pequena cidade do Mississippi que se une ao xerife local para solucionar o crime. Em um momento marcante, Tibbs é esbofeteado por um homem branco rico, e ele o estapeia de volta. Outra ocorre quando o cético e racista xerife branco (Rod Steiger) pergunta a ele como o chamam na Filadélfia. Ele responde com severidade: “Eles me chamam de SENHOR Tibbs”.

 

O primeiro casamento de Poitier com Juanita Hardy terminou em divórcio em 1965 e gerou quatro filhas: Beverly Poitier-Henderson, Pamela Poitier, Sherri Poitier e Gina Poitier. Ele também deixou sua segunda esposa, a atriz Joanna Shimkus, e suas duas filhas, Anika Poitier e a atriz Sydney Tamiia Poitier.

Matthew Vilela
Comentários
Comentário enviado com sucesso!