Acusado de aterrorizar psicologicamente e fisicamente seus avós, um homem de 26 anos foi preso pela Polícia Civil, em Anápolis. A prisão ocorreu nesta quarta-feira (27) durante a Operação Vetus II que visa apurar denúncias de crimes contra idosos em âmbito nacional. As investigações mostram que o avô, de 82 anos, cego, sofria discriminações, ameaças e lesões praticadas pelo suspeito que ainda responderá pelos crimes praticados contra a avó, uma idosa de 72 anos. A ação é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
O delegado Manoel Vanderic, titular da Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso (Deai), explica que o suspeito já foi preso outras vezes, e que esse caso exemplifica a complexidade da violência contra o idoso. “Esse neto é alcoólatra e usuário de drogas, ele morava com os avós e os ameaçava, xingava, humilhava, maltratava e praticava tortura psicológica. Mesmo o avô sendo cego, o suspeito lhe obrigava a dar dinheiro para comprar bebida alcoólica além de cozinhar e lavar roupas”, conta o delegado.
Segundo as investigações, o autor também responderá pelos crimes praticados contra a avó que atualmente permanece em estado grave no Hospital Estadual de Urgências de Anápolis Dr. Henrique Santillo (Huana), após intermediar uma briga entre o neto e outro usuário de drogas. “Ela foi defendê-lo durante uma briga e ficou em estado grave na UTI do hospital. Por isso é importante que a sociedade denuncie essas prática”, diz.
“Durante os últimos anos esse casal de idosos já pagou mais de R$ 46 mil para advogados defenderem e acompanharem esse agressor em processos criminais nos quais os próprios idosos foram vítimas”, comenta Vanderic.