A eleição da Câmara Municipal de Goiânia deve ser realizada ainda neste mês junto com a aprovação do Código Tributário, considerada prioridade entre os vereadores e o Paço Municipal. A antecipação da mencionada eleição foi aprovada em sessão da Comissão Mista realizada a portas fechadas na segunda-feira (21) e também incluiu a função de quarto vice na Mesa Diretora.
A intenção dos vereadores é que na próxima semana o texto aprovado na Mista passe por duas votações no plenário, permitindo-se, assim, a convocação da eleição pelo presidente da casa, Romário Policarpo (Patriota). Nos bastidores avaliam que a ideia é que a nova disputa seja realizada durante as discussões do Código Tributário em plenário.
Vale lembrar que, em abril deste ano, houve uma tentativa de antecipação da escolha da Mesa Diretora. No entanto, o movimento foi barrado por vereadores que compunham a oposição da mesa com anuência do Paço Municipal. Desta vez, com o Código Tributário na ordem do dia, o clima é outro.
Código Tributário na Câmara Municipal
O avanço do Código Tributário segue sem grandes solavancos. Embora haja oposição – Mauro Rubem (PT) e Santana Gomes (PRTB) são os mais enfáticos – a tendência é que o texto seja aprovado em tempo hábil para ser sancionado até 30 de setembro para cumprir a noventena e ser aplicado já no ano que vem.
Pedidos de vista e tentativas de aprovação de emendas por parte de alguns vereadores, como o próprio Mauro Rubem e Pedro Azulão Jr (PSB), que é da base, foram barrados rapidamente pela tropa de choque do Paço, já durante a tramitação na CCJ.
A tramitação do Código Tributário é o primeiro grande desafio do Paço e pode ser considerado um ensaio para a passagem do Plano Diretor nos próximos meses.
Eduardo Pinheiro
Do Mais Goiás