O presidente da Rússia, Vladimir Putin, ficará em isolamento depois que vários membros de sua comitiva receberam diagnóstico de Covid-19.
Questionado nesta terça-feira (14) se Putin teve resultado negativo no teste de detecção do coronavírus, o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, respondeu: “Claro que sim. O presidente está absolutamente saudável”.
Putin, 68, já recebeu as duas doses da vacina Sputnik V, e todos aqueles com quem ele se reúne são submetidos a quarentenas e testes de diagnóstico antes do encontro.
A contaminação em seu entorno, no entanto, indica que o protocolo de segurança pode ter apresentado alguma falha e, por isso, o presidente cancelou seus compromissos oficiais dos próximos dias, como a viagem ao Tadjiquistão para tratar de assuntos de segurança regional —ele participará por videoconferência.
Segundo o Kremlin, Putin tomou a decisão de se isolar após um encontro com o ditador sírio, Bashar al-Assad, em Moscou, nesta segunda-feira (13). O presidente russo se encontrou ainda com atletas paraolímpicos e foi ao oeste do país para observar o megaexercício militar em conjunto com a Belarus.
Até esta terça, a Rússia registrou 7 milhões de casos e 190 mil mortes por coronavírus, de acordo com dados compilados pela Universidade Johns Hopkins.