Morreu na manhã desta quarta-feira (8), aos 75 anos, o ex-deputado e ex-conselheiro Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO) Wander Arantes de Paiva, em decorrência de complicações da Covid-19. Wander estava internado no Hospital Orion Albert Einstein, em Goiânia desde o dia 26 de junho. Além de mandatos políticos, Wander Arantes era aposentado como conselheiro TCM e foi presidente do TCM por cinco mandatos. Também foi chefe de gabinete da Secretaria de Interior e Justiça.
Na vida pública, foi deputado estadual eleito para a 8ª Legislatura (1975-1979) e para a 9ª Legislatura (1979-1983). Em setembro de 1980, renunciou ao mandato para assumir cargo no TCM.
O velório está previsto para começar às 14h30 na Capela do Cemitério Jardim das Palmeiras. O sepultamento será às 17h.
Wander Arantes veio do interior
Goiano de Ipeguary, distrito da cidade de Santa Helena de Goiás, Wander Arantes morava em Goiânia e deixa a mulher Tereza Emília Cavalcante Martins Arantes, e o filho Wander Arantes de Paiva Segundo. Era contador e jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG).
Arantes também foi membro da diretoria do Grêmio Estudantil do Colégio Pedro Gomes e um dos fundadores da Banda Marcial do Colégio Pedro Gomes, Campinas, Goiânia; presidente e secretário-geral da Associação Brasileira de Conselhos e Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom); além de diretor da empresa Wacem – Consultoria de Empresas e Municípios.
Luto oficial pela morte do ex-deputado e ex-conselheiro do TCM
O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), o deputado Lissauer Vieira (PSB), decretou luto oficial de três dias.
Em nota, o TCM, lamentou a morte do conselheiro aposentado: “É com pesar que o presidente Joaquim de Castro recebe a notícia do falecimento de Wander Arantes de Paiva, que presidiu o TCM de Goiás por cinco mandatos. Wander foi um homem de vasto círculo de amigos, conhecedor de música, e um grande contador de histórias”.
O governador Ronaldo Caiado também manifestou pesar pela morte de Wander. “Perdemos mais um grande cidadão em decorrência da Covid-19 que, infelizmente, continua a ceifar preciosas vidas. Reconhecido por ser um líder diplomático e agregador, prestou relevantes serviços ao Estado de Goiás e ao Brasil, sempre com elevada conduta pública, pautada pelas ações solidárias, participativas e voltadas para o bem comum”.