A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) de Goiás começou a avaliar, na terça-feira (31), estudantes matriculados no 2º ano do ensino fundamental. A avaliação, que será feita por meio de um aplicativo, tem o objetivo de medir o aprendizado dos alunos durante a pandemia de Covid-19, com as aulas suspensas, remotas, híbridas e, por fim, presenciais.
De acordo com a Seduc, a expectativa é que até dia 10 de setembro cerca de 70 mil alunos tenham realizado a avaliação. Segundo a superintendente de educação infantil, Gisele Pereira, com o método o estado poderá traçar estratégias de recuperação do que foi perdido durante a pandemia.
“Os estudante tiveram oportunidades diferentes de estudar. Por isso, a gente precisa ter esse retrato para poder ver como eles estão retornando agora para esse modelo de aula que temos”, afirmou.
Conforme explicou a superintendente, a aplicação da prova será realizada de forma presencial, com acompanhamento do professor. Durante a avaliação, o aluno deverá ler um texto impresso e responder algumas perguntas feitas pelo o educador enquanto sua voz é gravada por um aplicativo de fluência leitora.
“É bom porque não ficará aquela coisa mecanizada. Não será somente ler, ele terá que interpretar, saber o que ele leu”, explicou a professora Elisete de Moura.
O software, que foi desenvolvido pela Centro de Política Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, será responsável por armazenar as avaliações e sistematizar os resultados.
Por Millena Barbosa, G1 GO