Offline
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/113401/slider/9f22fe65968d79b6f45efc1523e4c4aa.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/113401/slider/80a574611830c0240c40e4d3d91929b3.png
MORRINHOS: CONSTRANGIMENTO TOTAL DO PREFEITO. POR OMISSÃO DE PONTOS IMPORTANTES, PROJETO DO LIXO É DEVOLVIDO
Morrinhos
Publicado em 17/08/2021

Efeito Bumerangue!

Foi rápido e voltou voando...

Assim se deu o retorno ao executivo do projeto mais absurdo, até agora, enviado ao legislativo municipal para votação pelo Prefeito Joaquim Guilherme.

 “O PROJETO DO LIXO” ou “LIXO DE PROJETO” como alguns preferem chamar, fez uma trajetória inusitada inédita (posso estar enganado mas creio que isso nunca aconteceu) e voltou exatamente de onde partiu, tal qual um bumerangue atirado por um aborígene australiano que errou o alvo.

Isso, porque, nessa segunda-feira, (16/08) o prefeito recebeu do presidente da Câmara Municipal de Morrinhos, prof. Cayto Divino, o tal projeto de lei para que seja refeito, e, posteriormente, reenviado para uma análise por parte dos vereadores. Com isso, até que seja elaborado dentro dos requisitos exigidos pelos vereadores, nada de apreciação e, menos ainda, de votação na casa.

Uma atitude inusitada que, além de atrasar os planos do prefeito para tributar ainda mais os cidadãos, ainda o deixa em uma péssima e vergonhosa situação perante a opinião pública, que está furiosa com esse imposto, bem como com os vereadores que já manifestam total rejeição ao projeto na maneira como foi redigido e encaminhado até eles.

Redação, aliás, que já havia sido fortemente criticada em uma matéria da Rádio Identidade Morrinhos Web justamente pela pobresa de dados, e que foi uma das principais causas da decisão do Prsidente Cayto de o prefeito estar com o PL novamente nas mãos.

“Faltam vários elementos essenciais para dar clareza e transparência ao projeto que o prefeito nos enviou, entre eles as planilhas de custos envolvendo todo o processo de manejo, recolha e destinação dos detritos”.   

O presidente da câmara também explicou em seu despacho que: “O projeto do prefeito não explicou em nenhum ponto quantos imóveis existem e nem de quais o prefeito cobraria pela coleta do lixo, sendo assim, fica impossibilitada qualquer discussão à cerca do assunto por parte dos edis”.

Fora os aspectos técnicos, que nem de longe preenchem os requisitos exigidos, o prof. Cayto já se posicionou publicamente sobre ser contrário à criação do tributo, e nesse ponto, segundo me disseram os outros vereadores quase todos também estão no mesmo caminho, exceto o vereador Atualber por ser da base do prefeito.

Sobre essa postura dos vereadores, fica claro, bem claro mesmo, que se quiser governar com o mínimo de sossego, o prefeito terá que se adequar à realidade de que precisa ser mais criterioso no que pretende fazer como gestor e mais claro nas ideias que pretende “vender” aos vereadores, especialmente quando quem vai pagar são os cidadãos.

Outro aspecto importante da volta do PL ao executivo é que, ainda que seja refeito nos moldes exigidos pelo presidente da câmara e que a apreciação se torne indispensável, ainda assim, com certeza não será com os valores descritos na primeira versão tão desejada e sonhada pelo prefeito. Essas foram as palavras do presidente Cayto ditas a mim na última sexta feira, quando ele me recebeu para uma conversa.

“Eu e os outros vereadores não vamos aceitar de jeito nenhum os valores que o prefeito apontou, nunca! Se a criação dessa taxa for inevitável e obrigatória como alega o prefeito, terá de ser algo razoável e dentro de uma realidade difícil que estamos passando, aqueles valores jamais vão passar aqui na casa, e se for para passar, falaremos de centavos e não de reais”

“ nem Morrinhos, nem quase município nenhum do Brasil, tem sequer  um aterro sanitário dentro das especificações e leis ambientais em vigor para dar um fim apropriado ao lixo, e querem cobrar pra jogar ele fora?... Isso é um absurdo”.

Ainda sobre o PL, fica evidente que o prefeito está governando com a mentalidade do passado, quando as pessoas eram bobas e desinformadas, e que, enquanto a realidade não bater à porta do seu gabinete, lembrando que o mundo está em 2021 certamente outros projetos mal redigidos e mal intencionados se juntarão a esse.

A Rádio Identidade Morrinhos Web parabeniza o presidente Cayto e os outros vereadores por agirem de acordo com os princípios éticos para os quais foram eleitos. Os morrinhenses merecem o bom exemplo que vem da Câmara, já que do executivo, o que vem não serve pra muita coisa, a não ser pra nos causar prejuizos e aborrecimentos

Matéria - Silvio Cassiano

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!