O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) publicou, na última semana, uma portaria que especifica diretrizes para empresas interessadas em se credenciarem para realizar cursos de vistoriador em Goiás. O curso em questão, fornecido por empresas credenciadas pelo Detran-GO, é obrigatório para aqueles que pretendem abrir uma empresa de vistoria.
A empresa interessada precisa apresentar um requerimento na Gerência de Credenciamento e Controle acompanhado da documentação exigida na portaria. De acordo com o presidente do Detran, Marcos Roberto Silva, esse credenciamento é uma alternativa para ampliar as opções de atendimento no estado e tem como objetivo “eliminar serviços em espera e descentralizar a vistoria de veículos”.
O curso de vistoriador será fornecido pelo Detran e terá coordenação da Escola Pública de Trânsito. Conforme a portaria, a documentação a ser apresentada pela empresa inclui decreto de autorização, certidão de auditoria, alvará de localização, certificado de conformidades do Corpo de Bombeiros, entre outros.
Vale lembrar que, atualmente, a vistoria veicular é realizada para serviços como alteração de característica, remarcação de motor ou chassi, alteração de média monta e baixa de veículo ainda é feita pelo Detran-GO.