Deputados estaduais aprovaram, em sessão realizada na tarde de quarta-feira (30), projeto que autoriza o parcelamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), em até 12 vezes sem juros, em Goiás. A matéria foi aprovada em segunda votação e deve ser levada para sanção do governador Ronaldo Caiado (DEM).
O projeto, de autoria do deputado estadual Henrique Arantes (MDB), dá ao contribuinte “melhores condições de efetuar o pagamento do IPVA, considerando a grande crise que hoje existe no Brasil e que afeta diretamente o cidadão”.
A matéria também propõe que o Poder Público fixe desconto caso o pagamento do imposto seja feito à vista. No entanto, não versa diretamente sobre o percentual a ser dado, que deve ser definido pelo Estado.
Dados
Atualmente, o imposto pode ser parcelado em até três vezes. Neste ano, devido à pandemia de Covid-19, o prazo foi ampliado, sem pagamento do Seguro DPVAT.
O Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) estima que, somente em Goiânia, haja 640.056 automóveis, 105.873 caminhonetes e 248.365 motos.
Eduardo Pinheiro
Do Mais Goiás